Exposição Mundo Flutuante: Estampas Japonesas «ukiyo-e»

Katsushika Hokusai; Yeijudo (editor), «A ponte de barcos em Sano na província de Kosuke. Viajantes atravessam o rio Toné cuja corrente forte deu à ponte a forma de arco», pormenor.

Calouste Gulbenkian reuniu um conjunto notável de arte japonesa. Esta faceta menos conhecida do colecionador é explorada nesta exposição, que apresenta um vasto número de estampas japonesas produzidas entre o século XVII e o século XIX.

Esta estampa é referente à história de um herói, um general Japonês. Mas o que vemos é uma mulher, a mãe deste general porque para os japoneses, se ele foi um grande herói teve que ser filho de uma grande heroina. Esta estampa ilustra a fuga desta mulher levando os filhos através da neve, segundo o texto, depois de ter sido poupada por um senhor rival devido à sua beleza e piedade.

Mundo flutuante: estampas japonesas ukiyo-e centra-se no conceito de ukiyo, que significa «mundo flutuante», e que se refere aos prazeres efémeros da vida quotidiana. É aqui traçado o perfil de Edo, atual Tóquio, através de duas temáticas ilustrativas da cultura popular da cidade de então: a beleza feminina, personificada na figura da cortesã, e a contemplação do mundo natural.

São cerca de 250 estampas, incluido cinco livros do periodo Edo, periodo Xogunal (1603-1867)

Nestas estampas podemos observar a utilização de perspectica linear inspirada na perspectiva ocidental

Este exposição estará patente no Museu Calouste Gulbenkian até 15 de Outubro de 2023