O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é também conhecido por Solar da Padroeira, por nele se encontrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal.

“Existe uma ligação de Nossa Senhora da Conceição à Casa de Bragança. D. Nuno Álvares Pereira, esteve na génese deste culto Mariano e da casa de Bragança. A sua filha casa com o primeiro duque de Bragança e a tradição diz que a imagem da Nossa Senhora da Conceição, que se encontra na Igreja de Santa Maria do Castelo, foi trazida por ele de Inglaterra e oferecida a Vila Viçosa. Mais tarde o culto volta a ser valorizado por D. João IV. Essa ligação subsiste até aos nossos dias, com a imagem de Nossa Senhora como entidade protetora de Vila Viçosa e de Portugal. Em sua homenagem, a partir de 1646, mais nenhum monarca português utiliza a coroa, porque pertence a Nossa Senhora rainha e padroeira de Portugal.
Independentemente do valor e do simbolismo associado à vertente religiosa é importante realçar a dimensão política desta estratégia. É excecional a nível Europeu e até mundial.”
Tiago Salgueiro, entrevista A Magazine Nº5

A igreja, que é simultaneamente Matriz de Vila Viçosa, fica situada dentro dos muros medievais do castelo da vila, não se podendo porém precisar a data exacta da sua fundação, sendo que a existência da matriz é já assinalada na época medieval. O edifício actual resulta da reforma levada a cabo em 1569, reinando D.Sebastião, sendo um amplo templo de três naves, onde o mármore regional predomina como material utilizado na construção.

Em baixo, detalhes do manto utilizado em dias especiais ou procissões e, vestido de casamento da rainha D. Maria Pia, adaptado a manto e fato para o menino Jesus, bordado à mão a ouro e pedras preciosas. Ao longo dos séculos foram várias as duquesas de Bragança que ofereceram os seus vestidos de casamento a Nossa Senhora.









A Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa foi fundada há 600 anos por D. Nuno Álvares Pereira, e é com certeza uma das mais antigas de Portugal. Tem por missão divulgar e proteger o património deste culto Mariano.

“Collocada pello Senhor Dõ Nuno Alueres Pereira Condeftauel defte Reynon na Capela Mayor da igreja Matriz defta Villa Viçoza.”
em Prólogo do Compromisso aprovado por D. Pedro II.

