Fotografia: Beatriz Nunes
Chôro-É é um conjunto musical nascido em Évora, Portugal, com o objetivo de promover a música brasileira com destaque para o Chôro e o Samba.


“SEARA” é uma proposta para dançar de Clara Marchana e Luís Fernandes e foi a vencedora da Bolsa «Criações para Dançar 2022», promovida pela PédeXumbo. A bailarina e o músico estão agora em residência artística no Espaço Celeiros, em Évora, a preparar a estreia do espetáculo, que acontece no primeiro dia do Festival Desdobra-te.



«Conchas» espetáculo de música e marionetas para bebés, com d’Orfeu. Partindo da memória coletiva de dois países (Portugal e Noruega), misturou se a música, a expressão dramática e corporal, o movimento e as marionetas e encontrou-se um compromisso cultural identitário.




«Além Risco e o combate às alterações climáticas» As alterações climáticas trarão mais ondas de calor, mais intensas, mais duradouras. As cidades, cheias de betão e asfalto, retêm o calor. O Projeto Além Risco contribuirá para reduzir o risco das ondas de calor.
«A Voz» Circuito Performativo com Chissangue, José Bonifácio e Rúben Jaulino
“IGNOTO / Ignoto / ignoto”
Há uma voz em mim que percorre o pensamento em direção à língua.
O ar expira pela garganta e as cordas vibram. O som sai, mas não sai sozinho.

«A Voz» Circuito Performativo com Chissangue, José Bonifácio e Rúben Jaulino “Cantar a só”
“Cantar a só” é um projeto de canto à capella por um só elemento. Este abraça a atitude de estar só, emergido na solidão, no entanto quando perfura a atenção de quem ouve, surgem outras emoções, não sabemos o que sucede.

Oficina de Cerâmica para famílias com Terra Quente
A Oficina de Cerâmica foi uma atividade que juntou crianças e adultos num momento de diversão e aprendizagem em conjunto. Foram precisas mãos trabalhadoras para amassar o barro, muita vontade de explorar as técnicas de modelação e sorrisos para se passar um momento bonito em família.



Visita e Prova na Magnífica – Cerveja Artesanal do Alentejo
A visita à Magnífica – Cerveja Artesanal do Alentejo, foi uma experiência sensorial para descobrir os diferentes de estilos de cerveja artesanal alentejana. Esta experiência foi tambem uma oportunidade para aprender com que ingredientes e como se fabrica cerveja artesanal!


Nos dias 18, 19 e 20 de novembro decorreu em Évora a 4ª edição do Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes, em diferentes espaços, num fim-de-semana de outono alentejano.
Bailes, concertos, oficinas, teatro e performance, atividades para famílias e passeios voltam a fazer parte do programa deste festival de outono, que a PédeXumbo promove na cidade que a acolhe e que pretende pôr quem cá vive a dançar, para além de trazer os bailadores habitués até ao Alentejo.
O Desdobra-te é um desafio de três dias para os participantes, com um programa que apresenta Lado A e Lado B e os convida a desdobrarem-se por vários pontos da cidade para participar e assistir às atividades. A programação organizada em dois grupos distintos, para diferentes públicos, satisfaz tanto os impulsos dos habitués de festivais folk como os devaneios dos curiosos e das familías que preferem uma experiência mais relaxada e abrangente. Dois públicos com características bastante diferentes encontrarão aqui o “seu festival”, mas a ideia principal permanece: cruzem-se, dobrem-se, desencontrem-se para se reencontrarem, vivam uma experiência rica em desdobragens consecutivas.
O Desdobra-te é ainda um convite a conhecer as ruas, casas, associações e monumentos da cidade de Évora. E celebramos as parceriasi ntegrando no programa do festival e promovendo propostas, iniciativas e produções de outros agentes culturais no Alentejo. A 4ª edição do Desdobra-te acolheu uma sessão da segunda edição dos Musicálogos, uma iniciativa da Capote Música, e a Exposição «aBruxa TEATRO: 20 anos de “muita merda”» e a peça “Diálogos com um Calendário” de aBruxa Teatro. Foi ainda um convite a vir passar um fim-de-semana cheio de dança, música e outras artes, na bela cidade de Évora.
Texto: http://pedexumbo.com/