
Pierre Bouissou, francês, profissional amplamente reconhecido pelos seus pares na área da cosmética de luxo, é o criador da Alma da Comporta. Uma marca portuguesa de luxo, desenvolvida com ingredientes locais em total respeito pelo ambiente e planeta, materializando de forma portátil este pequeno e último paraíso, a Comporta.

Pierre Bouissou
Qual foi o seu percurso académico?
Estudei Medicina com o objetivo de me tornar cirurgião plástico. Quando comecei a trabalhar na sala de operações, apercebi-me rapidamente que não era para mim. O meu propósito era trabalhar no campo da estética e beleza e, por acaso, foi aberto em Marselha o primeiro curso de Cosmetologia dedicado aos médicos que desejavam realizar injeções tais como Botox, ácido hialurónico ou até mesmo fazer formulações. Assim, obtive o meu diploma em Cosmetologia e depois, para completar o meu curso, mudei-me para Paris para obter um verdadeiro diploma de negócios, ou seja, HEC, que obtive. Fui um dos primeiros médicos a ter uma dupla experiência: médica e empresarial.
Perfume Alma da Comporta Eau Fraiche, fragrância combinada com especiarias e o Oceano Atlântico. É uma Eau de Toilette “no gender”.
Onde nasceu e viveu ao longo de sua vida?
Nasci em Nice, no sul de França, onde passei a minha infância e estudei medicina. Depois mudei-me para Paris, a minha casa e o meu ponto de partida durante cerca de trinta anos. Pontualmente vivi na Bélgica, Londres e Toulouse por razões profissionais. Durante a minha vida profissional viajei muito com uma predileção pela Ásia-Pacífico e Japão. Agora vivo a maior parte do meu tempo entre Lisboa e a Comporta.
Perfume Alma da Comporta Eau de Parfum, fragrância Original Artesanal, criada com ingredientes desta região mediterrânica

Pierre Bouissou
Seria possível guiar-nos ao longo do seu percurso profissional?
Esta formação académica e estas especificidades abriram as portas dos maiores grupos como a Unilever, depois ao grupo L’Oréal, onde trabalhei principalmente para marcas dermo-cosméticas em linha com a minha formação médica como Vichy ou La Roche Posay, depois juntei-me ao grupo Pierre Fabre como Presidente e Diretor Geral da marca Avène.
Continuei então a minha carreira no sector dos cosméticos de luxo para a Maison Dior, como Diretor da unidade de negócios Skin Care. O meu principal objetivo era revolucionar a beleza, afirmando que uma mulher de 50 anos pode ser mais bela hoje do que aos 20, tendo Sharon Stone como a minha musa. Finalmente voltei-me para os artigos de couro e sapatos de luxo ao tornar-me Diretor Geral da Berluti e depois fui nomeado Presidente da Boucheron onde descobri o mundo da joalharia. Tenho, portanto, cerca de trinta anos de experiência em cosmetologia a nível global com predileção pela Ásia-Pacífico e Japão, enquanto domino três sectores de distribuição diferentes (Grande consumo/Luxo /Farmácia).
Quando começou a interessar-se por perfumes e aromas?
A Perfumaria não é a minha primeira formação, mas quando se trabalha com produtos cosméticos o perfume deve cobrir o cheiro dos princípios ativos ou ser coerente com o discurso do produto. Não terá as mesmas notas olfativas para um cuidado terapêutico medicinal e um cuidado de nicho evocando luxo, prazer e conforto. O perfume tem sido parte integrante do meu percurso. Ao longo da minha carreira tive a oportunidade de trabalhar com os melhores perfumistas e alguns deles tornaram-se amigos. O perfume é um elemento decisivo e assina a personalidade de uma pessoa.
Vela aromática da linha Alma da Comporta, desenvolvida com uma formulação sustentável a partir da mistura de cera vegetal de soja e cera mineral, com uma essência aromática duradoura de mais de 35 horas.
Difusor da linha Alma da Comporta, cuja fragrância incorpora o equilíbrio da essência e o respeito pelos aromas naturais da casa, Tem uma duração cerca de dois meses e os aromas podem ser Oceano ou Jardim.
Quando e como conheceu a Comporta?
Foi em 2010 que descobri Portugal. Para ser sincero, não conhecia Portugal, viajei muito pela Ásia-Pacífico, Japão e Estados Unidos, mas no que diz respeito ao meu trabalho, os grandes mercados de cosmética não estavam na Europa. No entanto, um dia um amigo apresentou-me Portugal e este pequeno paraíso, este refúgio de paz que é a Comporta, que correspondia completamente à minha necessidade de equilíbrio com a sua natureza selvagem, os seus infinitos campos de arroz, bordejados de pinheiros, as suas belas praias de areia branca e as suas dunas que fazem fronteira com o Atlântico. Quando visitei a Comporta pela primeira vez em 2011, comprei imediatamente um terreno e construí lá a minha casa para recarregar as minhas baterias e dar rédea solta à minha criatividade. O espantoso é que a Comporta não era falada na altura e agora é “o lugar para se estar”! Construí aqui a minha casa para retemperar energias e dar asas à minha criatividade. Esta serenidade e paz de espírito permitiu-me criar a Alma da Comporta.
O que o motivou a criar a Alma da Comporta?
Ao longo da minha vida, as minhas escolhas profissionais foram feitas naturalmente. Tendo encontrado um equilíbrio e a minha natureza mais profunda na Comporta, quis prestar homenagem a Portugal, a este lugar, e criar uma fragrância que transmitisse a minha sensação no momento e contendo todos os aromas que descobri ao atravessar a Comporta. O meu primeiro passo foi desenvolver uma fragrância com um amigo da Dior, que é um dos maiores narizes do mundo, e que me ajudou a transcrever todas as notas olfativas encontradas na Comporta nas quais os habitantes da Comporta se reconheceriam. Assim nasceu o perfume Alma da Comporta.
Alma foi lançado em maio de 2019 e apresenta todas as notas olfativas que se podem sentir quando se caminha pela Comporta. Primeiro, com referências de topo cítricas tais como bergamota e laranja, seguidas de notas de fundo aromáticas. Este é o jardim com lavanda, alecrim, tomilho e salva, e finalmente notas de fundo amadeiradas, tais como cedro e pinheiro. Todos os ingredientes olfativos são da Comporta para a Comporta.
O que é a Alma da Comporta?
Alma da Comporta é uma marca de luxo portuguesa que oferece produtos autênticos, sem género, honrando na perfeição a filosofia da Comporta elegante, deixando um aroma único reconhecível pela sua naturalidade e sofisticação discreta e com total respeito pelo ambiente e planeta.