


O Museu está instalado no edifício da antiga Manutenção Militar de Elvas, agora reabilitado para o efeito. Serviu anteriormente de depósito de trigo, cevada e palha e de Padaria Militar.
A exposição permanente “TERRITÓRIO: DO PASSADO AO PRESENTE, DAS PESSOAS AOS OBJETOS”, cruza a coleção de arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires com a coleção de etnografia proveniente do Grémio da Lavoura de Elvas. A partir de uma (re) leitura dos objetos museológicos, com base numa abordagem biográfica, privilegia-se a diversidade de intervenientes envolvidos na formação das coleções e a contextualização dos usos e funções dos objetos.
Este Museu tem como MISSÃO conservar, documentar, investigar e divulgar os espólios que lhe estão confiados, no sentido de os valorizar, contribuindo para o conhecimento e o enriquecimento do património cultural material e imaterial, de cariz arqueológico e etnográfico, do território do atual concelho de Elvas.
Na sua VOCAÇÃO, pretende constituir-se como um espaço de referência para o estudo, divulgação, discussão e problematização das questões ligadas à arqueologia e à etnografia deste território, disciplinas estruturantes da sua matriz cultural.
Fonte texto: CM ELVAS








