Galo de Barcelos

Por Susana Jacobetty

Robert Bradford, reconhecido artista plástico londrino na ótica da arte sustentável, criou especificamente para a exposição Toy Stories do Amoreiras Shopping Center,em Lisboa o Galo de Barcelos, no qual utilizou brinquedos, fichas de póquer, paus de gelado, entre outros materiais. A peça, que incorpora a cultura local portuguesa, mantém a estética única e reconhecível das suas obras. As suas esculturas, além de serem impactantes e cheias de cor, são criadas a partir de objetos de plástico descartados e reciclados, maioritariamente brinquedos e construídas através de um método próprio. As suas obras podem conter cerca de três mil peças de materiais reciclados. “Já me aconteceu em algumas exposições ter crianças a puxaram brinquedos das minhas esculturas.”

O artista começou por fazer esculturas de cães, porque adora estes animais. “Não sei como, mas eles aprenderam a fazerem-nos amá-los. Tive o meu primeiro cão em criança e costumava ter um Scottish deerhound, ia com ele à praia para ele correr e adorava-o, mas as raças grandes não duram muito tempo. Quando o perdi foi muito triste. Artisticamente, tento não me repetir, mas é muito difícil, especialmente se estiver a criar esculturas de cães, mas como realmente adoro fazer cães e, como já disse, tenho uma paixão por eles, é uma temática à qual voltou recorrentemente.”

Robert Bradford, que expõe pela primeira vez em Portugal, e porque adora animais, quis criar uma escultura que fosse uma homenagem a Portugal e à cultura portuguesa. A sua ideia foi desenvolver um símbolo nacional que pudesse ser representado por um animal. Gostou imenso da opção de galo de Barcelos, das suas formas e das várias interpretações de outros artistas que teve oportunidade de conhecer.

“Quis relacionar-me diretamente com esse designprimordial, que gostei. E porque nunca ninguém o tinha feito com brinquedos, pude-lhe dar a minha própria interpretação. Para mim era muito importante que o símbolo nacional pudesse ser um animal, porque eu basicamente adoro animais. O meu Galo de Barcelos é uma representação criativa e original da cultura portuguesa, que incorpora elementos tradicionais numa abordagem atual e sustentável, ao mesmo tempo que demonstro a minha visão sobre a importância da preservação cultural e do uso criativo de materiais reciclados na arte contemporãnea.”

“Tenho filhos e netos e acho que gostam que eu seja artista, tenho um filho artista e uma neta com uma grande sensibilidade artística. O meu filho mais velho, que vive em Barcelona, acha imensa graça que o seu pai volte a ser um bocadinho famoso, outra vez.”

A Magazine desafiou o artista Robert Bradford a criar uma escultura de um Cão de Água Português.

Tipografia: Guilherme Cliché