Decorreu no Museu Nacional do Azulejo com coordenação do diretor do museu, Alexandre Nobre Pais e comissariada por Dora Fernandes, a exposição Esperança Além do Horizonte, do artista digital françês Bastien Tomasini, conhecido por O Gringo. A mostra, teve por inspiração a emoção do fado e a beleza da azulejaria portuguesa. O artista quis criar um projecto artístico que conjugasse estes dois símbolos da cultura portuguesa através da fotografia digital impressa sobre azulejo, tendo visitado o Museu Nacional do Azulejo para aprofundar os seus conhecimentos sobre o azulejo português.
Os fadistas Kátia Guerreiro e Telmo Pires reforçaram a presença do fado no projeto colaborando como modelos fotográficos.

Partiste … tempo.
Tristeza.
Sou forte… há dias,
Tristeza.
Sinto a falta do toque,
Da voz, do sorriso.
Continuar a viver,
Ele voltará um dia…
Equilíbrio
Mixed media – Bomba Aerosol, carvão
Impressão digital de alta definição em azulejo
180cmm x 180cm

“O Gringo inspira-se na tradição ancestral do Azulejo e os seus mosaicos retomam os motivos que descobriu durante as suas várias viagens a Portugal. Utiliza o corpo humano como tela para expressar a sua arte através de histórias de amor, combinando evocação espiritual, história e modernidade.”
Bastien Tomasini, Lisboa 2023



“A beleza das figuras retratadas por Bastien Tomasini, na sua gestualidade que remete para a moda, para o bailado ou para o teatro, ganha profundidade, pathos, quando associada a motivos empregues na azulejaria portuguesa dos séculos XVII ou XVIII. O súbito e inesperado dramatismo desta mistura evoca uma musicalidade que ele sente traduzir-se no fado, a música do destino, que molda cada imagem e permite criar uma narrativa onde a paixão, o amor, se mesclam com melancolia, combinação a que não falta saudade, essa palavra quase intraduzível, mas que nos habita no âmago de ser português.”
Alexandre Pais, Lisboa 2023

