Nathalie Afonso, artista plástica luso descendente, tem como inspiração para muitas das suas obras a cultura tradicional portuguesa.
Na exposição Festa é Festa patente nos Passos do Concelho de Viana do Castelo até dia 25 de Agosto, apresenta várias pinturas e esculturas da mulher minhota e seus trajes à Vianesa.

A artista desenvolveu especialmente para esta mostra, uma peça com base na fotografia da capa da A MAGAZINE número 6, rapariga em traje de Noiva de Viana do Castelo, segurando o A em filigrana de ouro.


Nesta exposição, também terá a oportunidade de ver Amália Rodrigues retratada em algumas das suas obras. É uma homenagem à ligação da fadista a Viana do Castelo, tendo usado o traje de Mordoma nas festas de Nossa Senhora da Agonia em 1998, para além de ter interpretado os temas Havemos de Ir a Viana e A Minha Terra é Viana de Pedro Homem de Mello.

Nathalie Afonso nasceu em Vichy, em 1971. Formada pela prestigiada École Boulle, vive e trabalha em França. Ao longo de mais 30 anos de carreira, participou em diversas exposições coletivas e apresentou exposições individuais em França, Portugal, Bélgica, Polónia, Marrocos e Estados Unidos. Em 2002 criou o Atelier des Noctambules, estrutura de ensino e aprendizagem artística, por onde passaram, até hoje, milhares de pessoas, usufruindo dessa plataforma, que conta com três espaços de criação, em França: Brunoy, Crosne e Yerres – Essone. Com um estilo incomparavelmente pessoal, a artista convoca e conjuga sentimentos oriundos das profundezas das civilizações não ocidentais com referências estéticas da arte contemporânea actual. Evocando uma dimensão universalista e profundamente humanista, Nathalie Afonso é, enquanto pintora, escultora e performer, pioneira numa nova terminologia, que conjuga figuração com abstração.


Ao praticar atos artísticos mais académicos, materializados sobre bases impressionistas abstratas, exprime, de forma explícita e abstrata aquilo que é comum aos seres: a sua verdade e espiritualidade. Essa autenticidade multifacetada, conjugada com a sua actividade de animadora e formadora artística conferiram-lhe um apreço especial por parte do público, nomeadamente junto da comunidade portuguesa em França e importante estatuto em França e em Portugal. O seu trabalho tem vindo a ser adquirido por diversas entidades francesas, como por exemplo, Crosne, Yerres, Les Ponts de Cé, Sainte Geneviéve des Bois, Paris 13. et Villeneuve de Roi. Em Portugal existem obras suas nas cidades da Póvoa do Varzim, Braga, Porto e Lisboa. Igualmente premiada em ambos os países, Nathalie Afonso é também ilustradora em diversas publicações, das quais se destacam as colaborações regulares para o Jornal Sol. Foi distinguida pela Luso Press como ’’Portuguesa de Valor’’ em maio de 2023, tendo o prémio sido entregue pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.


