A nova coleção da Oficina Marques, Fluxo, pela mão dos artistas Gezo Marques e José Aparício Gonçalves, será apresentada neste mês de maio e é uma viagem que irá durar um ano. Fluxo propõe explorar os temas Corpo e Fé, através do prisma da conexão energética e da jornada interior.
Aproveitando aquela que já se vai configurando como a semana da Arte e Design de Lisboa, a coleção Fluxo inaugura-se com uma exposição na 3ª edição da mostra Lisbon by Design. Está dividida em dois núcleos complementares, em dois espaços distintos: no Palacete Gomes Freire, núcleo principal do evento Lisbon by Design 2023, e no espaço da Oficina Marques, na sua galeria e estúdio, em Lisboa, no coração do Bairro Alto. A visita aos dois espaços é indispensável para conhecer na íntegra e em primeira mão esta nova coleção.

“Fluxo é a energia que emana, que flui entre nós e nos liga. É a faísca num beijo, o sangue que corre nas veias, é a energia que impulsiona a mão que sabe semear e que está preparada para colher,” afirma a dupla de criativos, sobre o que os moveu para explorar este tema. Fluxo está profundamente relacionada com a prática de trabalho destes dois artistas. O próprio trabalho artístico manual é uma conversa íntima entre artista e matéria-prima, um fluxo que transmuta sonhos em realidade através das mãos.”
O diálogo de linhas orgânicas e geométricas, formas figurativas estilizadas e padrões constroem uma linguagem preenchida de códigos simbólicos complexos, organizados harmoniosamente numa coleção de arte e objetos que revelam a sua produção manual, bruta, verdadeira e viva. Esta coleção de exemplares únicos dá forma ao universo imagético ligado ao corpo humano físico e espiritual, temas presentes no trabalho da Oficina Marques, numa constante celebração da vida. Estas obras inéditas distribuem-se por uma pluralidade de peças que espelham a versatilidade do estúdio. Para além dos já emblemáticos painéis de madeira, são apresentados painéis de cerâmica (os primeiros desta técnica), uma nova linha de esculturas em madeira e cerâmicas de autor, inspiradas em ex-votos, cerâmicas utilitárias e artefactos decorativos.

Gezo Marques e José Aparício Gonçalves são a dupla de criativos do estúdio multidisciplinar de Arte e Design Oficina Marques. À frente do projeto desde maio de 2018, o escopo de trabalho assenta no mote ‘Tusa de Viver’, uma visão otimista do mundo que metaforiza não só o modo de ser dos próprios artistas, como é denominador comum em todas as obras – “um reflexo de arte que se infiltra no quotidiano”.

Fotografia João Bettencourt Bacelar