
Hoje, dia 19 de Dezembro de 2022, realizou-se um acordo histórico na Conferencia United Nations Biodiversity, em Kumming, Montréal.
Este consenso inédito da ONU pela biodiversidade entre 190 países, consiste na concordância em proteger 30% do planeta, continentes e oceanos, até 2030. Para tal, será adjudicado um fundo de 188 mil milhões de Euros por ano.
Para Angela Morgado, Diretora executiva da Associação Portuguesa Natureza Portugal World Wild Fund, este acordo protege a biodiversidade, e irá proporcionar o restauro de sistemas degradados, travando a perda alarmante de natureza.
“O acordo deve ser implementado agora, de forma a que a natureza possa ser restaurada, volte a prosperar, e a ter a importância que deve ter, porque é a base de toda a vida.
As decisões tomadas à escala global devem ter impacto nas políticas nacionais.
Em Portugal, a concretização imediata de investir na conservação da natureza é de suma importância, de forma a podermos usufruir de uma natureza positiva e restaurada.
É fundamental parar com investimentos que prejudicam o ambiente e a natureza.
Outro grande desafio, é o da transição alimentar, com a sua necessária regulamentação, tendo o objectivo de beneficiar a natureza, o clima, e as pessoas.”
.
Fotografia de João Bettencourt Bacelar













