CHIBI SHOUJO

DO ALENTEJO PARA A COMIC CON

Chibi Shoujo é uma cosplayer nascida e criada em Borba, no Alentejo! A palavra Cosplay é formada pela junção de costume (fantasia) e roleplay (interpretação). Considera-se como um passatempo onde os participantes se fantasiam de personagens fictícias da cultura pop japonesa. Normalmente, os cosplayers são fãs dos personagens que representam das respetivas séries, filmes, games, animes ou mangas. O cosplay é baseado no DIY, ou seja, os participantes produzem a sua própria fantasia, equipamentos e acessórios necessários para a caracterização do personagem.

Chibi faz cosplay desde 2014, após ter ido à sua primeira convenção, o Iberanime em Lisboa. Aquele evento deixou-a fascinada: observar os cosplayers e as suas interações foi o momento mais alto desse evento. No ano seguinte, fez o seu primeiro cosplay de Enma Ai de Jigoku Shoujo (Hell Girl), uma anim japonesa. Desde aí, foi aperfeiçoando técnicas de crafting, passando a fazer o máximo que conseguia dos seus cosplays a partir do zero. É o cosplay que lhe permite ser quem ela quer, um processo bastante libertador e único. Assim, escolhe sempre personagens de quem gosta, se identifica ou que possuem traços/características que gostaria de ter.

Em 2018, finalmente decidiu partilhar o seu passatempo e criou um Instagram para poder mostrar o seu processo criativo. A fase mais interessante para Chibi é sem dúvida a confeção dos fatos, especialmente dos adereços. Presta sempre uma enorme atenção aos detalhes do fato e acessórios, mantendo-se sempre o mais fiel possível à personagem. 

Recentemente, foi incentivada a participar num concurso de cosplay na Comic Con Portugal 2021 juntamente com uma amiga, Miss Bakemono, onde venceram a categoria de “Best Cosplay Group”. Participou com a personagem Seras Vitoria (Hellsing), uma polícia que se tornou uma vampira numa situação de quase morte. Foi sem dúvida, até hoje, um dos momentos mais emocionantes para Chibi Shoujo, dando-lhe uma motivação ainda maior para trabalhar em mais cosplays e participar em mais concursos. 

Fotografias de Ana Farinha e A MAgazine