
Fotografia João Bettencourt Bacelar
O montado é um sistema agro-silvo-pastoril, multifuncional que reúne atividades agrícolas, pecuárias e florestais. Foi através da intervenção humana, que alterou a paisagem desenvolvendo uma interligação entre diferentes aspetos sócio-económicos e ecológicos, que se criou um sistema de elevada riqueza biológica e cultural. Com um tipo de exploração do solo característico do Sul de Portugal, combina maioritariamente floresta de sobreiros e azinheiras com a agricultura e a criação de gado.

Geralmente associado a territórios de baixa densidade populacional, este sistema tem um peso estratégico que urge valorizar. No entanto, verifica-se que a área de montado se encontra em recessão, onde a densidade das árvores tem vindo a diminuir resultado de um aumento na mortalidade e uma baixa regeneração dos povoamentos decorrente, entre outros aspetos, de esquemas de mobilização do solo e a fenómenos cíclicos de mortalidade.

O MED entende este sistema como uma prioridade na sua atuação, trabalhando em soluções para optimizar a sua produtividade, em instrumentos de informação e acompanhamento para orientar a intervenção pública, e no apoio a gestão adaptativa por parte dos proprietários de terras. Quando geridos de forma sustentada, os montados desempenham um importante papel na conservação da biodiversidade bem como na promoção dos serviços de ecossistemas.
Especialmente relevante é o papel que o montado pode ter no travar o progresso da desertificação que se verifica especialmente no sul da Europa.




