Mathilde Sauce na Galeria Analora

Em busca constante por novos olhares sobre a cerâmica, Anne-Laure Pilet, mentora da galeria Analora, apresenta em Portugal o trabalho da francesa Mathilde Sauce. A artista plástica trará peças do seu portfólio e outras criadas exclusivamente para a exposição Organic Oasis, a inaugurar no dia 13 de abril de 2023.

Desde cedo que Mathilde Sauce percebeu que a argila e o esmalte são os meios que mais permitem que se exprima criativamente. “A cerâmica é exigente, mas dá uma liberdade inegável na criação de volume, forma e cor», afirma Mathilde que se especializou no trabalho do arenito, da porcelana e do esmalte e nas respetivas técnicas de cozedura.

No seu atelier, situado na zona de Limoges, em França, Mathilde Sauce realiza todo o processo – desde a cozedura ao esmalte das peças – de fabrico das suas peças que nos remetem sempre para formas orgânicas com um toque de universo do fantástico. Como inspiração cita mentes brilhantes como as dos cineastas David Cronenberg e Alejandro Jodorowsky e a do biólogo Ernst Heackel. “Com poesia e nunca sem humor, inspiro-me naquilo que me rodeia para o transportar para um outro lugar”, explica a artista. No cruzamento entre o mineral e o vegetal, o racional e o irracional, as suas peças parecem seres vivos, que evocam a natureza em mutação e assumem uma sensualidade quase carnal. “A aura de fantasia que habita as esculturas pretende, à minha maneira, trazer o universo fantástico para o mundo em que vivemos”, conclui a artista. Esse seu propósito é evidente quando se “sente” a textura e as tonalidades das peças como as que vão estão presentes na galeria Analora em breve.