Pousada-Convento de Vila Viçosa

O Convento das Chagas de Cristo, hoje com 500 anos, foi fundado por D. Jaime, 4° Duque de Bragança, em 1514, e entregue à Ordem de Santa Clara. Foi o Convento mais rico de Vila Viçosa porque a maioria das monjas provinha da melhor nobreza de Portugal e tal permitiu que lhe fossem cedidas grandes rendas e pensões vitalícias, ficando conhecido pelo convento das freiras ricas.

Algumas dessas freiras tinham morada privativa e eram, por vezes, acompanhadas pelas suas criadas. O Convento tinha capacidade para várias dezenas de freiras, tendo alojado, no reinado de D. João V, 80 freiras. Foi este Convento o último de Vila Viçosa a encerrar as portas, ficando na posse da Casa de Bragança depois de extinta a ordem religiosa. A última freira, Soror Maria Carolina da Piedade, morreu em 1905, terminando assim 350 anos de vida religiosa neste Convento. Nos 109 anos que se seguiram foi este Convento utilizado como Seminário, colónia de férias e, finalmente, em 1997, adaptado a Pousada, recebendo o nome de Pousada de D. joão V

A Pousada-Convento de Vila Viçosa, conserva azulejos, frescos e muitas das suas pinturas originais. Como por exemplo neste pequeno espaço, que em tempos foi de arrumos, pode-se ler, escrito a lápis na parede, a quantidade de peças de roupa existentes em determinada altura no Convento.