A Shiseido faz 150 anos

Por Susana Jacobetty

A conexão histórica entre Portugal e o Japão é relevante e simbólica, uma vez que foi através dos portugueses que o ocidente descobriu o Japão no século XVI, a 25 de Agosto de 1543.  Este encontro, que aconteceu na costa do Cabo Kadokura, a sul da ilha de Tanegashima, marca o princípio do intercâmbio comercial e cultural entre os dois países. 

“Uma ilha grande, de gente branca, de boas maneiras, formosos e de uma riqueza incalculável” 

Marco Polo
Explorador, escritor e mercador
(1254 – 1324)
A capacidade e propensão dos japoneses para a tecnologia já nessa época era evidente, assim como a importância que atribuíam às suas tradições, características que ainda hoje podem ser comprovadas, tornando o Japão num dos países mais singulares, fascinantes e avançados do planeta, e Tóquio uma das cidades mais modernas do mundo.

Arinobu Fukuhara, fundador da Shiseido, abriu a Shiseido Pharmacy no elegante bairro de Ginza, em Tóquio, em 1872, nascendo assim a primeira farmácia de estilo ocidental do país. Fukuhara que tinha estudado medicina ocidental e foi farmacêutico-chefe da marinha japonesa, era um homem de ciência, e estava insatisfeito com a qualidade da medicina japonesa. A Shiseido, que foi criada no século XIX com o objetivo de melhorar as práticas médicas no Japão, é a marca de cosmética mais antiga do mundo. Todos os seus produtos primordiais podem ser visitados no Museu da Shiseido em Kakegawa, Shizuoka, em conjunto com mais de 200 mil itens, entre produtos, publicidade, embalagens, etc, da sua história ao longo dos últimos 150 anos.

Ilustração joão Bettencourt Bacelar

1897

2022

O Eudermine, lançado no ano de 1897, foi o primeiro produto de cosmética da Shiseido, e consistia numa loção de tratamento para revitalizar, iluminar e hidratar a pele criando uma sensação de relaxamento, foi relançado este ano, numa edição especial e limitada, para celebrar os 150 anos da marca.

As representantes da marca, as Miss Shiseido, eram muito mais do que simples máquinas de publicidade, elas transformaram-se em ícones de beleza e moda para gerações de mulheres, em todo o Japão.
Para poderem ser Miss Shiseido, as candidatas tinham de fazer formação durante 7 meses em áreas tão distintas como a ciência cosmética, comunicação, dermatologia, maquilhagem, canto e etiqueta. Defender as mulheres trabalhadoras está no centro dos valores da Shiseido e hoje em dia, a empresa orgulha-se de ter uma força de trabalho composta por 80% de mulheres.

Ilustração joão Bettencourt Bacelar

O Ultimune Power Shot, de edição limitada 150 anos Shiseido, deve ser visto como um produto SOS. É um serum concentrado, superior, leve e de absorção rápida que aumenta as defesas e proteção da pele, combate o envelhecimento, tornando-a mais resistente, saudável, luminosa, macia e vibrante. Pode ser aplicado 2 vezes por semana.

1933

1959

1932

Ilustração joão Bettencourt Bacelar

O Ultimune, edição limitada 150 anos Shisiedo, é um serum anti-envelhecimento e pode ser utilizado de manhã e à noite após a limpeza da pele e antes do hidratante.

1937

1962

1930