Raças Portuguesas no Dia de Portugal

Por susana Jacobetty. Fotografia João Bettencourt Bacelar.

Cães de Gado Transmontano, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2012.

O concurso das Raças Nacionais tem lugar no dia 10 de junho, Dia de Portugal, durante a Feira Nacional da Agricultura em Santarém há mais de 20 anos. Embora com algumas edições fora deste contexto, como em Lisboa ou no Cartaxo. 

Na edição de 2022 estiveram presentes as 11 raças portuguesas representadas por vários exemplares, nomeadamente Cão de Água, Cão de Castro Laboreiro, Cão de Gado Transmontano, Cão do Barrocal Algarvio, Cão de Serra de Aires, Cão da Serra da Estrela, Cão de Fila de São Miguel, Barbado da Terceira, Podengo Português, Perdigueiro Português e Rafeiro do Alentejo.

Pedro Rodrigues, criador e filho de criador, mas principalmente apaixonado pela raça de Cão de Gado Transmontano, é vice-presidente do Clube de Canicultura Português há um ano. A sua intenção de fazer melhorias no Clube, que já é uma referência internacional e está na vanguarda da canicultura mundial, passa por transmitir amplamente a mensagem do que é e deve ser o bem estar animal, bem como sublinhar a importância da preservação de forma íntegra de todos os cães de raça e de todas as raças de cães.

Cães de Água Português, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2022.

“Todos os cães são família e devem ser tratados como tal, com todos os cuidados salvaguardando o seu bem estar. Eu gosto de cães, tenho especial foco e estima pelas raças portuguesas, mas gosto de todos os cães. Somos sortudos, nós os portugueses, porque dentro da panóplia das nossas raças temos um exemplar para cada predisposição tanto na parte do trabalho, companhia, como na de acompanhamento ou naquilo que os quisermos inserir.  As raças portuguesas são bastante diversas, conseguimos enquadrá-las numa série de valências, e presumo que seja por isso que lá foram são tão destacadas, apreciadas e bem vistas. Sempre vi os meus cães como amigos, sempre gostei de cães e sempre tive cães de companhia. Para mim um cão é um companheiro, é um privilégio, é saber que no final de um dia menos bom, quando chegamos a casa, somos incessantemente recebidos com uma alegria imensa. Estão sempre disponíveis para nós e contentes por nos ver, acompanham-nos para onde quer que seja. Os cães, sejam de companhia ou de trabalho, são os nossos fiéis companheiros. O pastor, por exemplo, não consegue fazer o seu trabalho sem eles. Para mim ter um cão é ter um complemento à vida, alguém que nos apoia, que transmite conforto e nos proporciona muita alegria.”

Podengo Português pequeno de pelo curto, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2022.

Cão de Castro Laboreiro, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2012.

Perdigueiro Português, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2022.

Rafeiro do  Alentejo, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2022.

O Clube Português de Canicultura, que celebra este ano 125 anos de existência, tem tido o constante cuidado, enquanto organizador de concursos, de dar primazia à preocupação com o bem estar animal. Embora as exposições não tenham estado presentes no início do clube, fundado por um grupo de amigos caçadores, este vem a transformar-se mais tarde no Clube como ainda hoje o conhecemos.

O Clube Português de Canicultura apresentou uma candidatura à UNESCO, que foi aceite por parte das Nações Unidas e da própria UNESCO. A candidatura deu maior evidência aos cães nacionais e à sua utilização em terapias assistidas, como apoio a crianças fragilizadas (consequência de vários contextos) e a pessoas com dificuldades psicomotoras.

Cães de Fila de São Miguel, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2012.

A candidatura incidiu desta forma numa variante mais terapêutica e conotada no âmbito da medicina, onde cada vez mais os cães se têm afirmado como uma mais valia.

Quando levamos um Cão de Água ou de outra raça a crianças de determinadas instituições, proporcionando-lhes duas horas de alegria e sorrisos, vemos uma felicidade extremamente compensadora. Porque queremos ter uma canicultura profícua, olhar para o futuro e prevermos que vamos ter bons resultados, temos de começar pelo princípio que é formar as novas gerações. Serão elas a transportar para casa e para as suas vidas estes ensinamentos e predisposições.”

Cão de Gado Transmontano, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2012.

Cão de Castro Laboreiro, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2022.

Cão de Gado Transmontano, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2011.

Barbados da Terceira, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2022.

Nos projetos desenvolvidos pelo Clube, o compromisso científico e técnico foi preponderante para que tenha sido possível demonstrar junto da UNESCO as valências que converteram o Clube de Canicultura Português como a primeira canina do mundo a ser reconhecida pelas Nações Unidas como clube UNESCO e o primeiro clube do mundo a pertencer à sua rede e a colaborar com eles nas mais diversas matérias, como a cidadania, o respeito para com os outros, o respeito e bem estar dos animais.

Cães de Gado Transmontano, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2011.

O Clube Português de Canicultura almeja preservar a canicultura em Portugal, na Europa e no mundo, dando especial ênfase às raças nacionais que considera como património histórico cultural com um papel muito pertinente na sociedade e tendo como finalidade o seu reconhecimento global.

Cão de Fila de São Miguel, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2012.

Cão de Água Português, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2012.

Cão da Serra da Estrela, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2022.

Podengo Português pequeno de pelo cerdoso, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2022.

Cão do Barrocal Algarvio, Feira de Agricultura de Santarém 2022.

Cão da Serra de Aires, Dia de Portugal, Feira de Agricultura de Santarém 2012.