Sr Aflito

Habitação: do protesto à proposta, ilustração realizada no âmbito de uma série de reportagens sobre os problemas da habitação em Portugal. Jornal Público. Março de 2021.

Gabriel Sousa

Não me recordo de outra maneira sem ser a desenhar. Invadia-me uma sensação de alívio sempre que terminava uma tarefa qualquer e sabia que iria ter tempo para desenhar livremente. Devorava livros e séries de televisão animada, e sempre gostei de estar rodeado pela natureza. Fui jogador de rugby e, em tempos, pertenci à seleção nacional. Findos os anos atribulados e pueris do secundário, entrei para o curso de Design da Universidade de Évora, na minha cidade natal. Ainda durante o curso, tive o meu primeiro contacto com o mundo profissional como designer de personagens numa startup chamada “City Check”, uma app que ajudava as crianças e os seus pais a passarem ótimos momentos em família quando visitavam cidades.

Ganhámos um prémio nacional e outro internacional, o que nos permitiu viajar até Londres e Helsínquia. Quando terminei a licenciatura em 2019, tive a oportunidade de trabalhar num dos mais importantes jornais de Portugal, o Público, onde me encontro até ao momento. Desempenho funções na área do web design e ilustração editorial. Desde que comecei a trabalhar lá, criei mais de trinta capas e ganhei três menções honrosas de bronze no Prémio Ibero-Americano de Design Jornalístico (ÑH), com algumas ilustrações sobre o COVID-19. Com 24 anos continuo a gostar de ver desenhos animados, de ler e observar com minúcia aquilo que me rodeia.

Diário Gráfico, composições realizadas com pincel tradicional e tinta-da-china. Janeiro de 2021.

Quatro imagens do livro de ilustração “Viver sobre inquietudes”. Maio 2017.

Comes, Bebes e Danças. Maio de 2021.

Conheça mais sobre o Gabriel aqui:

https://senhoraflito.com/work