Dispositivos Urbanos para Cidade de Évora II

“Dispositivos Urbanos para Cidade de Évora II” é a segunda exposição temporária de trabalhos de alunos do primeiro ano de mestrado em Arquitetura da Universidade de Évora sobre o tema Follies. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos no âmbito do workshop internacional UoU (Universidade das Universidades) na Unidade Curricular Projeto II, e retomam, em pós-pandemia, a exposição de trabalhos de alunos recém chegados à universidade que teve início em 2019, pré-pandemia.

A exposição tem como subtítulo “Follies para a Praça do Sertório e para o Largo do Chão das Covas” numa referência ao objetivo do exercício de reconhecer nesta cidade histórica os seus espaços públicos identitários, onde a cultura e o encontro social acontecem. A exposição, que apresenta uma seleção de 8 propostas de dispositivos urbanos, procura demonstrar que é possível criar momentos de pausa nos espaços públicos de uma cidade onde o constante movimento, de quem habita e de quem visita, esquece o usufruto e valorização demorada dos seus valores mais simples.

A organização resulta de uma parceria entre o Departamento de Arquitetura da Escola de Artes da Universidade de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o Cabido da Sé de Évora e a Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Alentejo.