COLHER DOS NAMORADOS

O melhor presente que pode oferecer neste dia tão especial de São Valentim é a Colher dos Namorados. Produzida com sabedoria, bom gosto e aprumo, simboliza a paixão pelo outro e, a sua oferta, um compromisso.

A Colher dos Namorados, arte pastoril milenar, era feita à mão pelo pastor alentejano com uma navalha, que nela incutia todo o seu saber, amor e engenho. Genuíno, humilde e simples, o pastor alentejano não tinha possibilidades de oferecer um anel e era através destas colheres rendadas, trabalhadas minuciosamente com grande arte e beleza, que imprimia toda a paixão pela mulher amada, a sua “conversada”, como à época se dizia. Quando oferecidas, eram símbolo de promessa, de eterna fidelidade e união.

A arte pastoril é uma arte milenar de produção de objetos utilitários que colmatam com grande engenho, a impossibilidade financeira da população em adquirir os mesmos artefactos. Esta arte, no Alentejo Central, demonstra uma maior atenção ao detalhe, sendo praticamente irrepreensível em termos ergonómicos, funcionais e estéticos.

É realmente verdade que a necessidade aguça o engenho e, neste caso, transformou estes homens simples em artesãos tradicionais, mestres do bem saber fazer português, protagonistas anónimos deste precioso legado ancestral, que deve permanecer não só na memória coletiva nacional, mas também mundial, sendo preservado, protegido e acalentado.

André Panoias, designer e artesão alentejano, resgatou com grande mestria e sensibilidade esta arte portuguesa tão delicada. Através da marca Mal-Barbado, é possível encomendar a histórica Colher dos Namorados. A conceção deste objeto pode demorar entre um a três dias, dependendo da quantidade de detalhes e pormenores que se queira colocar. A colher, que é personalizada e única, é feita à mão, respeitando os antigos saberes escultóricos e de decoração.

Encomendar e oferecer a Colher dos Namorados é um privilégio e pode fazê-lo aqui.