Cão de Água Genética

Hortelã Chocolate do Farol da Gibalta

A mãe Baró, Baroness Princess Estrela de Água

O Canil Farol da Gibalta de José Pedro Nunes, faz criação da raça Cão de Água Português e é relativamente recente, mas desenvolve um trabalho pertinente e muito interessante a nível da genética. A sua abordagem inovadora é de salutar. Consiste num cuidado rigoroso com sustentação científica, na continuidade das linhagens antigas da raça, enquanto património histórico, salvaguardando-as através de estudos no âmbito da genética relativos à sua saúde e ao estalão ideal.

Este criador, mediante amostras que envia para várias instituições internacionais, consegue apurar a saúde futura dos seus cães, assim como a predisposição dos mesmos para determinadas doenças genéticas recorrentes na raça, possibilitando uma seleção consciente das linhagens que quer perpetuar, a nível da morfologia, temperamento e saúde.

No caso da Hortelã Chocolate, as análises ancestrais realizadas permitem conhecer a sua ascendência até 10 gerações. Hortelã Chocolate Farol da Gibalta, filha de Baronesse Princess Estrela de Água e de Corto Maltese Do Veleiro Nagual, provém das linhagens com registo mais antigas de Portugal, as de Algarbiorum e de Alvalade.

O pai Stitch, Corto Maltese do Veleiro Nagual.

Stitch, Corto Maltese do Veleiro Nagual